Para alguns pais, a hora de fazer a lição de casa é um grande pesadelo. As crianças podem ficar relutantes, distraídas e até bravas ao ser colocadas nessa situação e nesse momento, toda ajuda é bem-vinda!

É normal ter algumas dificuldades neste processo, mas é possível transformar a hora da lição num momento mais tranquilo, de diversão e de parcimônia com os pais.

Ambiente de estudo

Em primeiro lugar, vamos abordar um ponto bem interessante na hora de fazer a lição de casa:o local onde o mesmo está sendo feito.

O ideal é que a criança possa ter um cantinho de estudos só dela, que seja bem iluminado e confortável. A dica aqui é que os responsáveis possam decorar a mesa de estudos junto a criança, usando decorações produzidas por todos.

Abordagem para a hora de estudar

Esta é uma das dicas mais importantes, pois muitos pais cometem esse erro durante a alfabetização do filho. Trata-se do processo de penalizar a criança com a lição de casa. Isso jamais pode ser feito! Você deve sempre incentivar o estudo como uma etapa importante e que pode ser divertida para ele e nunca um castigo!

Hora de estudar

Para as crianças, a determinação de horários será um ponto fundamental para a sua construção e crescimento pessoal. Portanto, estabeleça horários para todas as atividades dele, inclusive o estudo.

A lição de casa sempre precisará ser feita, por isso, é melhor que o seu pequeno já esteja habituado a hora de colocá-la em prática.

Use a internet ao seu favor

Para muitos pais, o computador e o celular são grandes instrumentos de distração para a hora do estudo, mas você pode utilizá-los de maneira supervisionada para ajudar você. Isto porque existem inúmeros jogos educacionais disponíveis para auxiliar na fixação dos conteúdos. Então, vale a pena utilizá-los, vez por outra, para mudar a dinâmica do estudo.

Pratique com um quiz

Ler os conteúdos é importante, entretanto, com a prática dos mesmos o aprendizado da matéria fica mais fácil. Você pode utilizar um quiz para testar o conhecimento do seu filhote, principalmente em período de avaliação na escola.

Vale mencionar que você também pode encontrar alguns jogos de perguntas e respostas já prontos na internet, o que pode facilitar muito. E uma outra dica bem interessante é premiar o seu pequeno pelas respostas certas!