Data de início:  27/12/ 2012
Prazo de encerramento: 26/02/2016
Valores:  R$ 3.824.548,51
Instituição Financiadora: SENAES/MTE
SituaçãoEm andamento

Objetivo Geral

Articular as entidades parceiras da SENAES/MTE em uma Rede que tenha a finalidade de possibilitar o apoio e a promoção de atividades conjuntas em torno das ações focadas na organização e no desenvolvimento de empreendimentos e redes de catadores de resíduos sólidos em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Política Nacional de Economia Solidária e o Plano Brasil Sem Miséria.

Objetivos Específicos

– Promover a integração e a ação coordenada das entidades governamentais parceiras que atuam diretamente com o setor de reciclagem na condução das respectivas políticas e ações, buscando articulá-las às estratégias da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das ações de “Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”.

  – Realizar assessorias técnicas especializadas, junto às entidades parceiras executoras das ações de “Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”, acerca das temáticas estratégicas de fortalecimento das redes de empreendimentos econômicos solidários.

 – Desenvolver ações formativas e informativas junto às entidades governamentais que apoiam iniciativas na área de resíduos sólidos, a partir de mecanismos especializados que atendam às diretrizes das políticas federais de fomento e consolidação das organizações de catadores.

Metas e etapas

Metas Etapas
 

 

 

 

1. Articulação de 56 entidades parceiras da SENAES/MTE, buscando integrá-las de forma coordenada às estratégias de inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis na Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da ação de “Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”.

1.1. Organização e operacionalização das atividades e apoio técnico na gestão do projeto.
1.2.  Assessoramento permanente às entidades parceiras nas áreas de Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Logística Solidária e Processos Educativos para Autogestão.
1.3.  Realização de 03 (três) seminários nacionais com 120 participantes e 20 horas de duração para troca de experiências, socialização dos resultados, avaliação das ações e discussões de estratégias de atuação coordenada e integrada.
1.4. Realização de 6 (seis) encontros do Comitê Gestor para planejamento, monitoramento e avaliação das ações, com periodicidade quadrimestral.
1.5. Adequação e manutenção de 01 (um) espaço virtual de articulação entre as entidades parceiras para troca de experiências e discussões de questões pertinentes às políticas nacionais, estaduais, municipais e ações com foco na inclusão socioeconômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, bem como realizar diagnósticos e socializar informações necessárias ao projeto.
 

 

2. Promoção de ações formativas e informativas que possam subsidiar a atuação integrada e coordenada de 56 entidades parceiras da SENAES/MTE da ação de“Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”, no âmbito das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

2.1. Realização de 03 (três) seminários regionais com 30 participantes e 20 horas de duração cada para aprofundamentos temáticos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas diretrizes para a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis.
2.2. Realização de 03 (três) oficinas com 30 participantes e 30 horas presenciais para desenvolvimento de estudos, estratégias, metodologias e conteúdos relacionados às áreas de coleta seletiva, logística, logística reversa, verticalização da produção nas cadeias produtivas de reciclados, entre outros.
2.3. Realização de 16 Oficinas Interestaduais sobre cooperativismo e tributação e sobre a inclusão do catador e da catadora na implementação da PNRS com 6 participantes e 16 horas de duração.
 

 

3. Realização de diagnósticos situacionais dos empreendimentos e redes de cooperação apoiados pelas entidades parceiras e da realidade dos catadores e catadoras desorganizados/as (avulsos e oriundos de lixões) que são apoiados nas ações de“Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”, no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

3.1. Realização de 01(uma) oficina nacional de validação e treinamento para aplicação dos questionários pelas entidades parceiras da SENAES/MTE, com 60 participantes e 20 horas de duração.
3.2. Sistematização dos dados levantados acerca dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis avulsos e oriundos dos lixões.
4. Promoção de assessoramento técnico especializado às entidades parceiras com foco na elaboração de planos de apoio à empreendimentos e redes de cooperação constituídas por catadores e catadoras de resíduos reutilizáveis e recicláveis, considerando as seguintes temáticas: estratégias de organização, formalização e estruturação de empreendimentos  e redes de cooperação; verticalização de processos de reciclagem em cadeias produtivas relacionadas aos resíduos sólidos; arranjos organizacionais de coleta seletiva solidária com organizações de catadores de materiais recicláveis; logística de coleta e reciclagem de resíduos sólidos para todas as entidades parceiras.  

4.1. Assessoramento técnico às entidades parceiras da SENAES/MTE nas áreas de gestão e formalização de empreendimentos e redes, planejamento e estruturação de processos de coleta seletiva, de reciclagem de materiais, de logística reversa, entre outras, em consonância com as demandas geradas nos diagnósticos realizados.

 

 

4.2. Assessoramento técnico especializado às entidades parcerias focado na elaboração e execução dos planos de apoio à empreendimentos e redes de cooperação constituídas por catadores e catadoras de resíduos reutilizáveis e recicláveis.

 

 

5. Elaboração e disseminação de estudos temáticos na área de resíduos sólidos, que contribuirão para aperfeiçoamento e operacionalização das políticas públicas estaduais e municipais integradas às políticas nacionais, com foco na inclusão socioeconômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

5.1. Estudos sobre a Cadeia Produtiva do Plástico, do Papel, dos resíduos elétricos e eletrônicos e do óleo e gorduras residuais.
5.2. Elaboração participativa de quatro cartilhas com os temas: Logística Solidária para redes de cooperação constituídas por catadores e catadoras de resíduos reutilizáveis e recicláveis; Logística Reversa; Gestão de Redes de Cooperação constituídas por catadores de resíduos reutilizáveis e recicláveis; Coleta Seletiva.
5.3. Elaboração de um vídeo para socialização das experiências exitosas e do conhecimento produzido na sua análise.
6. Assessorar 30 entidades governamentais, parceiras da SENAES/MTE, quanto às estratégias de inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 6.1. Organização e operacionalização das atividades e apoio técnico na gestão do projeto
6.2. Assessoramento Técnico às entidades parceiras
6.3. Realização de 01 (um) seminário nacional com 80 participantes e 20 horas de duração
6.4. Realização de 2 (dois) encontros do Comitê Gestor do Projeto com 10 participantes e 12 hs de duração
7. Capacitar agentes e gestores das 30 entidades parceiras da SENAES/MTE para o Fomento para e Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”, no âmbito das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 7.1. Realização de 2 (duas) oficinas regionais com 30 participantes e 20 horas de duração.
7.2. Elaboração de material didático  sobre processo de Incubação
8 – Complemento Meta 6 – Assessorar 30 entidades governamentais, parceiras da SENAES/MTE, quanto às estratégias de inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis na Política Nacional de Resíduos Sólidos. 8.1. Intercâmbio das entidades governamentais beneficiárias do Projeto para evento de âmbito nacional para troca de experiências, garantindo a presença de no mínimo 2(dois) catadores do âmbito do projeto.
8.2. 05 Reuniões de Assessoramento Interestadual sobre Abordagem e Processo de Incubação com 12 horas de duração.

 

Equipe

  • Aline de Sousa Nascimento
  • Danielle Pereira Braga
  • Jairo Chagas Junior
  • Letícia Rodrigues de Souza Aguiar
  • Pedro Henrique Isaac Silva
  • Ronalda Barreto Silva
  • Tainá Labrea Ferreira

 

Atividades realizadas:

Rodas de conversa – 30/07/2013

Relatório e sistematizacao_rodas de conversa

I Seminário Nacional de Articulação de Entidades Parceiras – SENAES/Pró-Catador – 09/08/2013

Carta aos Participantes de Agradecimento

3ª Conferência Nacional de Economia Solidária – Conferência temática: Economia Solidária como estratégia de inclusão socioprodutiva de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis – 14/04/2014

Texto Base para conferência

Regimento Interno da Conferência

RELATORIO CONFERENCIA TEMATICA DE CATADORES 14 a 16 abril 2014

III Seminário Nacional de Articulação de Entidades Parceiras – SENAES/Pró-Catador – 17 a 20/08/2015

Relatório do III Seminário Nacional