Cerca de 100 pessoas participaram, nesta segunda-feira (24/04), do lançamento da primeira edição da revista Mundo do Trabalho Contemporâneo, editada pela Rede Unitrabalho em parceria com a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária.

mundo-trabalho-contemporaneo-4

A revista busca fomentar a produção de conhecimento a partir do diálogo entre academia, gestores, movimentos sociais, sindicatos e demais atores sociais. O objetivo é aprofundar as reflexões sobre questões centrais do mundo do trabalho atual, com especial atenção a temática da Economia Solidária, relações de trabalho, educação e trabalho; e avaliação de políticas públicas.

De acordo com Pedro Henrique Silva, diretor administrativo financeiro da Unitrabalho “A revista científica é um instrumento importante nesse momento de ameaças às conquistas sociais que tivemos nos últimos anos. Vemos o recrudescimento do neoliberalismo, o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários e o desmonte da política pública de economia solidária. Nesse sentido, a Revista Mundo do Trabalho Contemporâneo pode nos permitir o debate qualificado a respeito dos nossos desafios atuais e propor caminhos a serem percorridos no futuro.”

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho, por meio do Projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia Solidária”. A segunda edição será lançada em breve.

O lançamento ocorreu no contexto da Sala Temática “Economia Solidária para o Desenvolvimento Sustentável” do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece de 24 a 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

REVISTA MUNDO DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO 

Redação da matéria: Raquel Sobral