O período caracterizou-se pela discussão e definição da missão da Unitrabalho. A rede foi instituída juridicamente; constituiu-se uma sede nacional com infraestrutura e recursos humanos; foram criados e articulados núcleos multidisciplinares nas Instituições de Ensino Superior agregadas.

Foi iniciada a elaboração dos dois primeiros programas e projetos: Sistema de Informação & Banco de Dados e Reestruturação Produtiva & Relações de Trabalho.

Também foram estabelecidas as primeiras parcerias sociais, por meio de projetos demandados, e discutida a constituição do Fundo de Miniprojetos, elemento estratégico para consolidar a parceria entre as universidades e as organizações representativas dos trabalhadores.

O período foi marcado pela expansão da rede e busca de visibilidade social. Outro enfoque foi a proposição de novos programas e projetos de referência nas áreas de saúde do trabalhador, trabalho infantil, reforma agrária, fundo de miniprojetos, economia solidária e rede de incubadoras tecnológicas de cooperativas populares.

Registraram-se também a expansão de projetos demandados, especialmente na área de formação profissional, e o início das parcerias internacionais, em especial com a FNV-Holanda.

A partir de 2000, começa a fase de consolidação da rede de Instituições de Ensino Superior agregadas à Unitrabalho.

Há um aprofundamento da articulação entre a rede de IES e os programas e projetos da Unitrabalho e da cooperação da rede com organizações nacionais e internacionais ligadas ao mundo do trabalho.

Ao longo dos últimos 10 anos, a Unitrabalho ampliou significativamente o número de instituições universitárias agregadas. Também diversificou a natureza da sua atuação, abrangendo projetos nas áreas de meio ambiente, qualificação profissional, avaliação de políticas governamentais e economia solidária, entre outros.

Como parte do esforço para socializar as experiências e conhecimentos produzidos, os projetos são compartilhados por meio de publicações, o que tem resultado em um importante acervo bibliográfico nas diferentes áreas de atuação da Rede Unitrabalho.