O Programa Nacional de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável da Rede Unitrabalho é um espaço plural de pesquisa e atividade prática de extensão.

Ele nasceu da necessidade de construir novas relações de trabalho, que promovam o desenvolvimento sustentável e a autonomia dos trabalhadores, por meio de empreendimentos econômicos solidários autogestionários (EES). A meta é estimular a inovação tecnológica e a inserção no mercado, preferencialmente em cadeias produtivas.

O programa é implementado por meio das universidades integradas à Rede Unitrabalho, em parceria com diferentes segmentos da comunidade. Participam dos projetos centros de pesquisa, informação, formação, produção e planejamento no campo da economia solidária.

O programa contribui para a criação da consciência empreendedora e para a transformação social, com impacto na melhoria na qualidade de vida da população.

O Programa Nacional de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável tem os seguintes objetivos:

  • Apoiar, por meio do processo de incubação, a criação e viabilização de empreendimentos econômicos solidários autogestionários, oferecendo suporte organizacional e de autogestão.
  • Orientar a implementação de novas tecnologias e inserção do empreendimento em cadeias ou arranjos produtivos, a exemplo das cadeias da fruticultura, apicultura, confecção e materiais recicláveis, promovendo o desenvolvimento sustentável.
  • Buscar parcerias e intercâmbios nacionais e internacionais para a comercialização de produtos, acesso ao crédito e às políticas públicas e fortalecimento das incubadoras universitárias e centros de referência no tema.
  • Incentivar a oferta de cursos de extensão e pós-graduação sobre o tema (latu e stricto-sensu) nas universidades da Rede Unitrabalho.
  • Realizar conferências, palestras e oficinas, promovendo o intercâmbio e a disseminação de conhecimentos e experiências no campo da economia solidária.
  • Impulsionar o desenvolvimento de estágios, monografias, dissertações, teses, publicação de artigos, entre outros, sobre o assunto.
  • Promover pesquisas sobre a economia solidária e sistematizar os fundamentos teóricos metodológicos, bem como fornecer informações por meio de publicações.